Crônica #1

                                       Dia em que passei vergonha

Certo dia, aproximadamente novembro de 2015, início de inverno na Suíça,  país em que eu morava quando tinha quase 12 anos, eu estava na sala de espera de um consultório de dentista  quando chegou uma família com uma criança de aproximadamente 3 anos. Sua mãe, a tia e o tio se sentaram na minha frente. A criança olhava para mim e então, sorri para ela. No entanto, logo depois de sorrir para ela, percebi que eles também eram brasileiros, pois estavam falando mau de mim em português pois achavam que eu era suíço, vai entender...  Diziam coisas do tipo:

- Que trouxa, olha ele, que foi moleque? Qual é o seu problema?
Diziam frases desse tipo, achando que eu não estava entendendo. Eu fiquei com vergonha e não disse nada, continuei fingindo que eu era apenas um suíço ignorante, como eles estavam me tratando. Enquanto eu estava na consulta minha mãe chegou - atrasada - e ficou me aguardando na sala de espera junto com os brasileiros "super gentis". Quando saí da consulta minha mãe estava conversando com eles,  e eles me cumprimentaram como se nada tivesse acontecido.
Quem já passou por isso me entenderá.

Por essas e outras que eu já vivenciei como estrangeiro-brasileiro, pude descobrir que todos temos um lado que zomba dos outros pelas costas, desrespeitando culturas, por mais que a gente negue.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carona

Apresentação do meu blog